Biblioteca Pública Taltal / Murua-Valenzuela

Taltal se localiza na Região de Antofagasta, a 306 km ao sul da cidade de Antofagasta, especificamente na costa, a 25,4° latitude sul.

© Macarena Álvarez

O projeto para o desenho da nova biblioteca pública surge a partir de um chamado a um concurso público realizado pela Municipalidade de Taltal no ano de 2008, no qual nosso escritório participou e obteve o primeiro lugar.

© Macarena Álvarez

Para a localização da nova biblioteca se optou por um terreno municipal situado em frente à praça principal de Taltal e próximo ao recém reformado teatro Alhambra. A ideia era formar um conjunto cultural entre o teatro e a nova biblioteca.

© Macarena Álvarez

As proporções do lugar -um terreno de 40 metros de profundidade por 7 metros de largura- definem em grande medida a organização espacial do edifício.

© Macarena Álvarez

Optou-se por dividir o programa em três plantas, criando espaços de variadas alturas dependendo do tipo de sala de leitura. Além disso, pensamos um pátio interior que divide a zona pública da zona de trabalho interno, e que também funciona como uma zona de leitura informal.

© Macarena Álvarez

Um dos temas que nos preocupou no momento de desenvolver o projeto foi que o edifício ia ter uma altura superior ao promédio dos edifícios da cidade. Por tanto, íamos ter uma fachada de 7 metros até a praça, e dois muros mediadores de 40 metros cada um —80 metros no total—, que se veriam desde grande parte da cidade. Devido a isto, decidimos trabalhar estes muros como fachadas e não simplesmente como muros mediadores. Esta ideia influi tanto no desenho das grandes clarabóias que iluminam a sala principal, como num tratamento que desenvolvemos para lhe outorgar una textura aos concretos exteriores.

© Macarena Álvarez

Nos dois primeiros níveis se utilizou uma estrutura de pilares de concreto armado e lajes envigadas, para liberar quase completamente o espaço interior. No nível superior decidimos realizar uma série de volumes em estrutura metálica e revesti-los em chapas metálicas onduladas.

© Macarena Álvarez

Para atingir o relevo e a texturização dos concretos exteriores trabalhamos em conjunto com uma empresa fabricante de concretos e uma empresa de moldagens. A ideia por trás da fabricação era que o concreto ao enfrentar as texturas mais ou menos rugosas mudaria sua cor de acabamento. Como padrão do projeto se utilizou figuras ornamentais que encontramos presentes no teatro Alhambra e também em varias edificações da cidade.

Ficha técnica:

  • Arquitetos:Murua-Valenzuela
  • Ano: 2010
  • Tipo de projeto: Institucional
  • Status:Construído
  • Materialidade: Concreto e Metal
  • Estrutura: Concreto
  • Localização: Taltal, Chile
  • Implantação no terreno: Adossado às 2 divisas

Equipe:

  1. Arquitetos: Benjamín Murúa e Rodrigo Valenzuela

Informação Complementar:

  1. Cliente: Ilustre Municipalidade de Taltal
  2. Desenvolvimento: Ximena Vallejos – Miguel Mallea
  3. Modelo: Ignacio Morales
  4. Mecânica de Solos: Ruz Vukasovic
  5. Engenheiro Estrutural: Luís Ignacio Correa
  6. Projeto Sanitário: Cesar Carreño
  7. Projeto Eléctrico: Fredy Sepulveda
  8. Projeto de iluminação: Paulina Sir
  9. Orçamento: Pamela Jorquera
  1. Projeto: 2008
  2. Construção: 2009-2010

Sobre este escritório
Cita: Thiago Braga. "Biblioteca Pública Taltal / Murua-Valenzuela" 28 Jan 2012. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-25877/biblioteca-publica-taltal-murua-valenzuela> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.